2.8.08

OS VALORES DE CADA UM

Desde há algum tempo atrás venho observando o comportamento das pessoas com outros olhos, com olhos menos triviais. Venho percebendo que não é tão difícil deduzir quais são os valores de cada um - os verdadeiros valores, e não aqueles que as pessoas se dizem da boca pra fora.
O que tenho percebido é que dá pra perceber os valores de cada pessoa pelo que elas dizem, não necessariamente acreditando "no que" elas dizem - já que não dá pra assumir como 100% verdadeiro tudo aquilo que as pessoas falam, sobretudo a respeito de si mesmas. Mas a idéia é que, independentemente da imagem que se queira vender, é usual se deixar o "rabo do gato de fora", simplesmente pelos temas com que se costuma conversar.
Uma pessoa, por exemplo, que dê muita importância ao dinheiro, estará muito comumente conversando sobre este assunto - por mais que volta-e-meia ela profira uma frase do tipo "eu sou uma pessoa que não se dislumbra com bens materiais". De igual forma, alguém que se importe com status ou poder estará comentando - bem ou mal, pouco importa - sobre posições de status ou poder.
Não muito distante disso, alguém que muito se afeiçoe com a estética também estará comentando frequentemente sobre aspectos que dizem respeito à aparência física, seja falando sobre si própria ou sobre outras - por mais que ela mesma tente convencer de que não se importa com isto.
Por fim, o que quero dizer é: avalie o discurso de uma pessoa qualquer, enumere os temas da qual esta pessoa conversa, ou se interessa com mais frequência, e - indepentendemente do partido em que ela se posicione, ou o teor com que ela os julgue - isto certamente faz parte dos valores e dos anseios dela.

Nenhum comentário: